Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG

22Set2017

7 perguntas sobre como a ciência vê a chamada 'cura gay'

Décadas após a determinação da Organização Mundial da Sáude (OMS) de que a homossexualidade não é uma doença, uma decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho autorizou psicólogos a oferecer supostos tratamentos contra a homossexualidade – conhecidos popularmente como "cura gay". No Brasil, esse tipo de tratamento é proibido desde 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O G1 responde às principais dúvidas sobre o assunto:
  • Notícias
Leia mais
11Set2017

Neurociência da Educação. O conhecimento da mente contribuindo para a formação do indivíduo.

Vasta quantidade de pesquisas sobre o cérebro podem ter grandes implicações para a prática e as políticas educacionais, entretanto, tem sido relativo o impacto específico da neurociência sobre a educação. A que se deve isto? Certamente, à falta de interação entre educadores e cientistas do cérebro, bem como, às enormes dificuldades de traduzir, para os professores, o conhecimento neurocientífico sobre como a aprendizagem, de fato, ocorre no cérebro.
  • Notícias
Leia mais
04Set2017

Ejaculador pede ajuda psiquiátrica

O caso do homem que, quatro dias após ejacular no pescoço de uma mulher dentro do ônibus, foi preso em flagrante novamente por praticar o mesmo ato, chama a atenção para a importância da sociedade discutir e conhecer os Transtornos Sexuais que são bastante frequentes. Esse mesmo homem foi acusado 17 vezes por abusos sexuais contra mulheres e, ao que parece, até então, nenhuma medida eficaz foi tomada. Isso se deve, em parte, à ignorância, ao tabu em torno de temas sexuais e ao impacto emocional que esses atos provocam na sociedade.
  • Notícias
Leia mais
03Set2017

Lítio: o papel do metal que iniciou a psicofarmacologia moderna

Antes da descoberta do lítio como medicamento, os pacientes com transtorno bipolar, na maioria das vezes, tinham suas vidas devastadas, necessitavam de meses ou anos de hospitalização, com perda da produtividade e altas taxas de suicídio. Neste sentido, recentemente, fui gentilmente chamado pela diretora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP) para participar da missão de cooperação entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Aarhus na Dinamarca.
  • Notícias
Leia mais
24Jul2017

Metade dos adultos com ansiedade ou depressão em São Paulo apresenta dor crônica 10% dos moradores da região metropolitana tiveram depressão nos últimos 12 meses

Há uma forte relação bidirecional entre ansiedade ou depressão e algumas doenças físicas crônicas. Pesquisadores do IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mensuraram essa relação em pessoas adultas residentes na Região Metropolitana de São Paulo e os dados são alarmantes.
  • Notícias
Leia mais
10Jul2017

Técnicas da Neurociência para memorizar tudo.

Por mais que tenhamos a ajuda de smartphones, tablets e celulares, nenhum hardware é mais valioso para a rotina do que o cérebro. No entanto, é justamente a memória uma das funções cognitivas mais prejudicadas pela sobrecarga de informações trazida pela tecnologia. Perdidos em um oceano de estímulos, acabamos esquecendo cada vez mais facilmente nomes, datas, prazos e informações.
  • Artigos
Leia mais
26Mai2017

Cansaço e estresse lideram causas para diminuição do desejo sexual feminino

Nem sempre a “dor de cabeça” é o principal motivo da perda do desejo sexual feminino. Na verdade pode ser apenas uma desculpa para outro tipo de problema que as afasta do sexo. Segundo Marina Simas de Lima, psicóloga, especialista em sexualidade e em terapia de casais, cofundadora do Instituto do Casal, o desejo sexual feminino é complexo e demanda sintonia total entre corpo e mente.
  • Artigos
Leia mais
1   2   3   4   5   6   7   8   9   10