Tel: (21) 2547-8622      drveragarcia@gmail.com
BUSCA NO BLOG:

BLOG - Geral

30Jan2017

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

O que diferencia um comportamento razoável de outro patológico é a intensidade, frequência e grau de prejuízo que causa para a própria pessoa e os outros. Nossa sociedade não é das mais saudáveis mentalmente, visto que psicopatas são CEO’s, estelionatários podem ser políticos e malandro é o bon vivant encostado em casa e sustentado pelos pais. Então o fato é que aquilo que é visto como virtude na real pode dar indícios de um fundo patológico que ninguém percebe.
  • Geral
Leia mais
23Jan2017

11 dicas científicas para manter a força de vontade

Resoluções são sempre desafiadoras: emagrecer, parar de beber ou fumar, economizar e aprender algo novo estão entre as mais comuns. Pelo menos um terço das pessoas que criam estas metas, no ano novo, por exemplo, desistem antes do fim de janeiro, como mostrou uma pesquisa da empresa FranklinCovey. Para aumentar as chances de alcançar esses objetivos, a psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro Os Desafios À Força De Vontade, tem algumas dicas.
  • Geral
Leia mais
22Dez2016

Como o stress influencia a forma como tomamos decisões -

Gideon Nave (foto), professor de marketing da Wharton, quer saber o que mobiliza as pessoas. Ele estuda especificamente a relação entre a biologia e a tomada de decisões. Sua última pesquisa analisa de que maneira os hormônios e o stress afetam a maneira como as pessoas raciocinam. Ele chegou a resultados interessantes e conta o que descobriu na entrevista a seguir.
  • Geral
Leia mais
21Dez2016

Pilotos de avião sofrem de depressão e pensamento suicida.

Centenas de pilotos de aviões comerciais estão voando enquanto sofrem de depressão clínica, revela um estudo de pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard. A pesquisa foi realizada após o desastre do ano passado com uma aeronave da companhia Germanwings, derrubada deliberadamente pelo copiloto nos Alpes Franceses. O episódio deixou 150 mortos, entre passageiros e tripulantes
  • Geral
Leia mais
06Dez2016

Síndrome do luto: conheça as principais reações diante da morte de um ente querido

Especialistas divergem sobre um tempo considerado normal para o luto: um mês, dois meses e até um ano. Independentemente do prazo, que pode variar, a necessidade de permitir-se viver esse sentimento também é defendida pelo médico psiquiatra membro da Associação Catarinense de Psiquiatria, Pedro Rosar. Principalmente por se tratar de uma tragédia coletiva como a do avião da LaMia, conforme o especialista.
  • Geral
Leia mais
26Jul2016

Olimpíadas da vida. Estão preparados?

Ao longo dos anos, as Olimpíadas se tornaram o maior evento esportivo do mundo e atualmente existem 42 modalidades esportivas. Os atletas que concorrerão às medalhas investem em média, de 4 a 8 anos de treinamento intensivo antes de se inscreverem nas olimpíadas. Muitos tiveram que desistir, por várias intercorrências, a apenas alguns dias das competições e a maioria dos atletas, mesmo com tanto empenho, não ganharão uma medalha sequer. Mas será que vale mesmo a pena tentar? (continua)
  • Geral
Leia mais
24Jul2016

Esse estranho sentimento chamado Depressão

A depressão é uma doença multicausal, com forte componente genético em sua etiologia, mas bastante influenciada pelo meio em que vivemos. Nos tornamos a espécie dominante e o desenvolvimento de habilidades sociais, capacidade de raciocínio, modulação dos afetos, noções de ética e sofisticação da linguagem são reflexos da evolução da mente humana. Portanto, a cultura, as idéias e as crenças influenciam sobremaneira os pensamentos e podem ser importantes componentes do adoecimento mental. (continua)
  • Geral
Leia mais
1   2